top of page

No Rancho Fundo com António Zambujo e Miguel Araújo

  • Foto do escritor: Tânia Maria Vieira de Oliveira
    Tânia Maria Vieira de Oliveira
  • 24 de mai. de 2022
  • 1 min de leitura


A canção No Rancho Fundo, tem uma trajetória peculiar. A melodia foi composta por Ary Barroso para uma letra criada por J. Carlos e se chamava Na grota Funda. Ao ouvi-la Lamartine Babo escreveu novos versos e mudou o nome da canção para No Rancho Fundo; No dia seguinte e sem pedir licença ao compositor, apresentou-a com o grupo Bando de Tangarás na Rádio Educadora de São Paulo.


Vários artistas brasileiros a adotaram em seu repertório: Os Maracajás, Miltinho, Isaurinha Garcia, Eduardo Araújo, Renato Teixeira, Ney Matogrosso, Gal Costa e Raphael Rabelo, os mais conhecidos. Porém, a interpretação que alcançou mais sucesso e a tornou mais popular foi a versão da dupla sertaneja Chitãozinho & Xororó que a gravou em seu LP Os Meninos do Brasil, de 1989, depois dos ajustes necessários para adaptá-la ao gênero sertanejo. Em 1990, a versão sertaneja de Chitãozinho & Xororó foi escolhida para fazer parte da trilha sonora da novela Tieta (1990), produzida pela rede Globo e baseada no romance Tieta do Agreste, do baiano Jorge Amado.


Gosto de ouvir Chitãozinho & Xororó, mas, atualmente, estou apaixonada pela interpretação dos cantores portugueses, Antonio Zambujo e Miguel Araújo. Zambujo tem uma relação fraterna com o Brasil. Já gravou Chico Buarque, participou de várias apresentações no Brasil e fez várias parcerias com cantores brasileiros como Ney Matogrosso, Ivan Lins e a cantora Roberta Sá. A afinidade com a música brasileira fez com que ele gravasse No rancho Fundo com Miguel Araújo, da banda Os Azeitonas, no Coliseu do Porto, uma sala de espetáculos localizada na cidade do Porto, em Portugal.



Comments


bottom of page